Adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária

Início: 01/01/2014


O Município de Miraguaí teve reconhecida a equivalência do Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal da Prefeitura Municipal de Miraguaí/RS, para adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária.

A Portaria 145 de 16/07/14 foi assinada pelo Secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rodrigo José Pereira Leite Figueiredo.

De acordo com o prefeito de Miraguaí Alencar Júlio Gross, com o cadastro no Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal – DISPOA/DAS, o município fica autorizado a comercialização em todo o Brasil.

Conforme o prefeito Gross, desde a criação do Serviço de Inspeção de Origem Animal – SIM, que proporcionava apenas a comercialização dentro do município, vinha sendo realizado um amplo trabalho de documentação para conquistar o selo SISBI-POA.

A Empresa Yucumã Alimentos instalada em Tronqueiras – Miraguaí que vinha comercializando embutidos de frango dentro do município, agora passará a venderem todo o país, ampliando a demanda de produtos.

Segundo o médico-veterinário Jair Rodrigues de Oliveira, contratado pelo município, além da Yucumã Alimentos, as demais empresas que no futuro irão se instalar no município e atuar no ramo de produtos de origem animal de carnes e derivados poderão realizar comercialização no país.