BANCA DA CONSCIENTIZAÇÃO CIDADÃ É MONTADA NA V CONFERENCIA SAÚDE DE MIRAGUAI.

O Grupo de Educação Fiscal Municipal com o apoio da Secretaria da Fazenda participou na última quarta feira dia 03 de Abril, da V Conferência Municipal de Saúde de Miraguaí, com a Banca da Conscientização Cidadã e de Cadastramento no Programa Nota Fiscal Gaúcha.

A V Conferência Municipal de Saúde, aconteceu no salão comunitário da igreja Católica, Paroquia Senhor Jesus, e foi promovido pelo Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

A Conferência teve início às 13h30min com a recepção aos trabalhadores do sus, prestadores de serviço, as entidades e aos usuários do SUS, da comunidade de Miraguaí. O evento contou com a presença das servidoras Rejane Guimarães e Jenifer Ávila da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde.

Durante a realização da conferência, a banca de conscientização disponibilizou aos participantes, panfletos informativos referente a função social do tributo, sobre os principais impostos que compõe a receita, também orientou sobre algumas ações de educação fiscal que podem e devem ser realizadas pelos cidadãos. Foram realizados durante a tarde cadastros no Programa Nota Fiscal Gaúcha.

O Programa Nota Fiscal Gaúcha além de distribuir prêmios mensalmente também distribui trimestralmente valores as entidades cadastradas no programa, para isto basta que os cidadãos indiquem as entidades que gostariam que recebessem recursos, através da pontuação gerada nas suas compras. O PSF I de Miraguaí, esta habilitado no programa e conta com a indicação de mais 970 cidadãos miraguaienses e já recebeu do Programa R$ 50.006,68.

Segundo a coordenadora do Gefim, é muito importante que a população tenha conhecimento destes recursos, pois diante da crise enfrentada na saúde pública, esse valor ajuda, e quanto mais cidadãos tiverem a consciência e solicitarem a inclusão do CPF no momento da compra, estarão ajudando a destinar os recursos arrecadados as entidades que lhes prestam serviço, como é o caso do PSF I de Miraguaí. Diz ainda que no ano de 2019 o Grupo de Educação Fiscal atuará ativamente nos eventos realizados no município e nos diversos grupos que acontecem nas diversas secretarias.