Ciclo de Palestras é Realizado nas Escolas de Miraguaí

A administração municipal de Miraguai, através do GEFIM, Grupo de Educação Fiscal Municipal, vem realizando nas escolas estaduais e municipais do município, um ciclo de palestras sobre Educação Fiscal e sobre o Programa Nota Fiscal Gaúcha.

As palestras fazem parte do planejamento de trabalho do GEFIM, para o primeiro semestre de 2019. Sendo estas algumas das atividades relacionadas ao Concurso de Redação e Desenho “Faça o que é certo, ainda que ninguém Veja”, lançado no mês de Maio, que visa despertar nos estudantes o interesse pelos temas relacionados ao controle social, ética e cidadania por intermédio do incentivo à reflexão e ao debate desses assuntos nos ambientes educacionais.

No dia 03 de junho, a palestra foi realizada na escola Pontão dos Buenos, no distrito de Tronqueiras, para os pais e professores, onde o palestrante Inácio M. Fuhr, falou sobre a função socioeconômica do tributo relacionando ao município, principais tributos pagos pelos cidadãos e qual o papel estes no exercício da cidadania, sobre sonegação fiscal e suas consequências. Também apresentou o Programa Nota Fiscal Gaúcha, seu funcionamento e como o é realizado o cadastro. Na oportunidade a diretora da escola, professora Andreia Probst, fez a prestação de contas da aplicação dos recursos recebidos do programa Nota Fiscal Gaúcha pela escola.

Na escola municipal Lenira de Moura Lutz, foi realizada na manhã do dia 11 de junho a palestra informativa sobre o tema Educação Fiscal, tratando sobre a função social do tributo, a preservação do patrimônio público e a importância de comprar no comércio local. A palestra foi realizada pela Coordenadora do GEFIM, Sileia C. Mewes, que disse; estar realizada com a plena participação dos alunos, o que demonstra que o tema abordado é trabalhado ativamente pela escola. Segundo a direção a escola tem como objetivo sensibilizar alunos, pais, funcionários e professores para uma vida digna e significativa em sociedade.

No mesmo dia 11 de junho a escola estadual Fagundes Varela, recebeu o assessor Inácio M. Fuhr, este iniciou a palestra dizendo que a Educação Fiscal busca a construção da consciência cidadã, tanto nos direitos como nos deveres, expôs noções básicas sobre tributos, combate a sonegação, direitos do cidadão e a importância da participação comunitária no desenvolvimento do Município, Estado e País. Falou um pouco sobre a administração pública, sobre alocação de recursos e controle dos gastos públicos; Incentivou o acompanhamento e fiscalização dos recursos públicos. Apresentou o Programa Nota Fiscal Gaúcha e as entidades do município que são cadastradas e recebem recursos do referido programa, salientou que a escola Fagundes Varela no final do ano passado se cadastrou como entidade e esta apta a ser indicada e receber recursos.