Crianças debatem sobre honestidade e corrupção

Alunos do quarto ano da Escola Municipal Lenira de Moutra Lütz debateram sobre o tema “Ser Honesto é Legal”  nos últimos meses em sala de aula, coordenados pela professora Cleuni Marlete de Almeida.

O tema foi escolhido por causa da realidade social e eventos marcantes na política brasileira.  “Os valores humanos precisam ser reforçados diante dos escândalos de corrupção que o Brasil passa. Nesse mundo capitalista em que o importante é ganhar e levar vantagem em tudo parece não ter mais importância o amor e o respeito ao próximo”, pondera a professora.

A professora trabalhou a franqueza nas diversas áreas da vida. “Precisamos ser honestos quando separamos o lixo em casa, quando escolhemos o lugar onde jogar o lixo e com o meio ambiente”, alertou Cleuni. Outro ponto trabalhado foi a cidadania ativa, fazendo os estudantes perceberem a importância da participação social na gestão pública. Como resultado da reflexão do tema, a turma escolheu um sub título para o projeto. “A Honestidade nos leva a pessoas confiáveis” .

A ideia foi trabalhada por meio de interpretação de textos, dramatizações, histórias em quadrinhos, reflexões de campanha publicitárias, charges, cartazes, entrevistas com os pais e vídeos. “Fizemos atividades reflexivas para desenvolver o senso ético diante de pequenas atitudes que possam despertar a humildade em cada um”, concluiu a educadora.