Crianças participam de projeto sobre reciclagem do lixo

Crianças da Escola Municipal Lenira de Moura Lütz participaram do projeto “Meio-ambiente – Reaproveitamento e Reciclagem do Lixo” desde março deste ano com previsão de conclusão em outubro. As ações incluíram a conscientização ambiental, a prática da coleta de produtos descartados e a reutilização dos itens.

Cleuni Marlete de Almeida e Ana Dalva Pit, professoras do quarto ano e primeiro ano B, respectivamente, começaram o trabalho debatendo sobre a importância de atitudes sustentáveis. “Refletimos por meio de textos, vídeos, observação ambiental, rodas de conversas e músicas sobre a quantidade de lixo que o ser humano gera, e muitas vezes não tem a consciência do destino”, contou a professora Cleuni.

Outro ponto debatido foi a reciclagem como meio de conservação da natureza. “Tentamos sensibilizar as crianças e alertá-las sobre a preservação do meio ambiente, valorizando o que está ao seu redor”, afirmou Ana Dalva. As professoras ainda debateram com os alunos que a reciclagem do lixo impacta não apendas os recursos naturais como também contribui para a economia dos recursos públicos.

Na parte prática, as crianças puderam sair para recolher garrafas. “Os alunos fizeram uma caminhada com recolhimento de garrafas pet. As famílias também foram envolvidas. No total, a turma do primeiro ano arrecadou 222 litros”, informou Ana.

Os alunos das duas turmas tiveram a chance de repassar o aprendizado aos colegas. Eles encenaram a música “Vamos limpar esse mundo” de Oswaldo Biancardi aos outros estudantes da escola.

O resultado foi a montagem de uma horta. “Parte dos litros foram utilizados para o plantio de moranguinhos e a outra parte foi colocada para a separação de canteiros de verduras”, disse a professora Cleuni.  As crianças estão acompanhando o crescimento dos morangos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *