Dirigente cultural de Miraguaí participa de curso em Santo Augusto

Nos dias 10 e 11 de agosto, a Dirigente Cultural de Miraguaí, Gabriela Facioni participou de um curso de qualificação para implementação do Sistema Municipal de Cultura, realizado em Santo Augusto.

Segundo Gabriela Facioni, o objetivo do curso foi qualificar os gestores municipais de cultura para constituir e implementar o Sistema Municipal de Cultura, em todas suas etapas, o conselho municipal de cultura, fundo municipal de cultura e plano municipal de cultura. Além de mostrar sua importância para o desenvolvimento humano, social e econômico, na busca do pleno exercício dos direitos culturais e do acesso aos bens e serviços culturais.

De acordo com a Dirigente Cultural, o curso foi oferecido pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e a secretaria de Estado da Cultura (Sedac). A iniciativa partiu da diretora de Cultura de Santo Augusto, presidente do CODIC/Amuceleiro e membra do CODIC Estadual, Dorotéa Schaeffer.

O Curso foi ministrado no auditório do Sicredi, pela gestora de Cultura do município de Rolante/RS atuando na pasta desde 2006, Joyce Aline dos Reis, Pedagoga com especialização em Gestão Educacional pela FACCAT e também atua como atriz. Foi Presidente do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS – CODIC/Famurs na Gestão 2017/2019 e vice-presidente na Gestão 2019/2021. Atua como membro titular no Comitê Gestor da Política Cultura Viva/RS e membro titular na Comissão Organizadora da 5ª Conferência Estadual de Cultura realizada para implementação da Lei Aldir Blanc no RS.

Rádio Planeta FM – 102.7