Educação municipal encerra ano com avaliação positiva

A última semana foi repleta de cerimônias para os alunos e professores das escolas municipais de Miraguaí. Entre formaturas e despedidas, os administradores na educação do município fizeram uma reflexão sobre os trabalhos do ano. E a conclusão foi positiva.

Para Regina Reggiori, mãe de Dyonathan Reggiori que estudou na Escola Lenira de Mouta Lütz desde a pré-escola até o ensino fundamental e se formou no último dia 19, a experiência do filho na instituição durante todos esses anos teve resultado proveitoso.

“Foi imprescindível essa escola no crescimento pessoal do meu filho e com certeza isso vai refletir na formação profissional dele. Vejo que é uma escola que tem anseio de instigar o aluno a ser pesquisador, a ter opinião política, a buscar conhecimento e a ter raciocínio crítico. Nossa escola municipal além de ensinar, forma para a vida. Tem uma base de professores com grande experiência e com vontade de fazer um Brasil diferente”, declarou Regina Reggiore, coordenadora de enfermagem do Hospital Santo Antônio de Tenente Portela.

A escola de Dyonathan recebeu recentemente uma premiação em um concurso regional. “Nós fomos contemplados com um premiação lá na Uri com o projeto sobre o meio ambiente e sustentabilidade. Isso tudo é resultado de um grupo escolar comprometido com a educação”, disse Eliane Guterres, diretora da Escola Lenira de Moura Lütz.

Este ano a escola Lenira foi desmembrada. Agora a educação infantil funciona em uma unidade separada. “Este ano foi um marco para nossa escola, que passou de uma extensão para uma EMEI. Hoje somos a EMEI LENIRINHA. Com a independência, teremos, entre outras coisas, nosso próprio recurso financeiro”, informou Márcia de Souza, diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Lenirinha.

A previsão é que ano que vem as conquistas continuem. “Para o próximo ano, temos uma projeção de atender mais de cem alunos, para isso o espaço físico foi aumentado e será remodelado. Também fomos desafiados a trabalhar com um sistema de apostilamento, algo novo e dinâmico”, explicou a diretora do Lenirinha.

As crianças miraguaienses são atendidas pelo município desde os seis meses de idade. A instituição responsável pelas crianças de seis meses aos 3 anos e 11 meses é a E.M.E.I. Raio de Luz Vó Vanda. A creche, como também é conhecida, atendeu 64 crianças este ano e encerrou suas atividades com uma confraternização entre as famílias. Os pequenos fizeram apresentações de roda cantada, músicas, coreografias e teatro.

“Durante o ano letivo foram desenvolvidos muitas atividades ludopedagógicas que, de forma prazerosa, contribuiu para o desenvolvimento sensório motor e cognitivo de nossas crianças”, comenta a diretora da escola, Nágia Terezinha de Menezes que, feliz e agradecida, ressalta a importância da participação efetiva das famílias na vida escolar dos filhos, desde pequenos.