Miraguaí participa de II Seminário de Educação Fiscal e Nota Fiscal Gaúcha em Chiapetta

O município de Miraguaí  participou  no dia, 26 de setembro do II Seminário de Educação Fiscal e Nota Fiscal Gaúcha de Chiapetta. O seminário teve como público alvo grupos de educação fiscais municipais, prefeitos, vereadores, secretários municipais, fiscais da área tributária, direções de escolas, professores, servidores públicos, entidades, comércio, prestadores de serviços e comunidade em geral.

Na abertura do evento, o Prefeito Municipal Eder Both, deu as boas vindas a todos os presentes dos mais de 65 municípios, e ressaltou a relevância do seminário para promover a conscientização da população sobre a importância de trabalhar a educação fiscal e o programa Nota Fiscal Gaúcha. Em seguida, Eliane de Moura Zamberlan, professora coordenadora do projeto Educação Fiscal e Empreendedora do município de Pejuçara, falou como é feito o trabalho em Pejuçara nas escolas citando as Boas Práticas em Educação Empreendedora e Fiscal, as atividades pedagógicas e as campanhas de conscientização e educação que estão em andamento no município envolvendo alunos e toda a comunidade escolar.

Também foi apresentado o Programa de Educação Fiscal, cidadania, Nota Fiscal Gaúcha e os índices de retorno do ICMS, pelo bacharel Osmar Kun, que fez uma explanação de como são formados os índices de arrecadação e da importância de trabalhar com os dados para auxiliar os gestores na tomada das decisões.

Após o Delegado da Receita Federal Arlei Carlos Schons, fez uma apresentação dos tributos gerais e da situação fiscal do Brasil. O eventou também teve a participação do servidor Magnus Giacomini, do município de Redentora, que apresentou as ações conjuntas  realizadas entre os municípios de Redentora, Coronel Bicaco e Miraguaí. E do técnico Jair P. Koerbs que trouxe uma analise dos números do ICMS na região noroeste do estado, destacando o município de Miraguaí que teve um crescimento de 270% do valor adicionado e mais de 69% do índice de participação de 2013 a 2020, sendo o município com o maior crescimento entres os 21 da região celeiro e está em 16º entre os 497 do estado.

Segundo a coordenadora do Programa de Integração Tributária de Miraguaí, Sileia C. Mewes, os números apresentados no seminário são resultados de inúmeras ações e decisões tomadas por gestores que buscaram o desenvolvimento de nossa pequena Miraguaí, que hoje é destaque na região e do trabalho de parceria entre a administração e as escolas estaduais e municipais e da cooperação entre os municípios de Miraguaí, Redentora e Coronel Bicaco.