Prefeito participa de comitiva que conquista 1 milhão e meio a Hospital Santo Antônio

O prefeito Ivonir Botton participou da comitiva que recebeu promessa de 1 milhão e meio do Ministro da Saúde para amenizar a crise financeira que o Hospital Santo Antônio, HSA, de Tenente Portela está enfrentando. A viagem à capital federal aconteceu entre os dias 20 e 22 de novembro e o grupo foi composto de prefeitos e vereadores da região.

A comitiva viajou com o objetivo de pleitear recursos em favor do HSA para tentar amenizar a crise financeira que o hospital vem enfrentando. Os representantes políticos tiveram audiência com seis instâncias políticas:  Ministro da Saúde, Gilberto Occhi; presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul, Famurs Antônio Cettolin; secretário estadual da Saúde; o líder da bancada gaúcha da Câmara dos Deputados, o deputado Giovani Cherini; com o secretário do Governo Federal, Carlos Marun; e com os senadores da Bancada Gaúcha.

Nas diversas conversas mantidas, o Ministro da Saúde comprometeu-se em liberar para o Hospital Santo Antônio o valor de R$ 1.500.000,00 até o dia 15 de dezembro do corrente ano. Já, junto a Bancada Gaúcha, o líder da mesma comprometeu-se a conversar com os demais deputados para angariar emendas em prol do Hospital.

O prefeito miraguaiense destacou a importância da mobilização. “É fundamental a mobilização regional para mantermos o Hospital Santo Antônio atendendo a comunidade regional, pois é um atendimento de nível. Daí a mobilização das lideranças políticas”, declarou.

Ainda no retorno da viagem, o deputado Federal Osmar Terra intermediou uma audiência com o secretário estadual da Saúde, Francisco Paz, também para solicitar o envio de recursos ao Hospital Santo Antônio, o qual atende mais de sessenta municípios da Região Noroeste e Norte do Estado do Rio Grande do Sul.

Na comitiva, além do prefeito Ivonir, estavam os prefeitos Clairton Carboni de Tenente Portela, Rodrigo Locatelli Tisott da Cidade de Barra do Guarita e o prefeito de Derrubadas, Alair Cemin, além do vice-prefeito de Vista Gaúcha, o Senhor Luiz Manteli Junior. Também viajaram os vereadores de Braga, Bolivar Della Libera, de Redentora, o vereador Malbeck Dullius, de Coronel Bicaco, o vereador Alfrânio Bertoluci e da cidade de Derrubadas, o vereador Vasconcelos Magnus. Além destes, também acompanhou a comitiva, o assessor da presidência da Câmara Municipal de Vereadores de Tenente Portela, Everson de Oliveira.