Pessoas com comorbidades de 40 a 49 anos estão recebendo a primeira dose contra a covid-19 em Miraguaí. A vacina é a AstraZeneca/Oxford, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz.
Além do grupo das comorbidades, a aplicação da primeira dose segue ocorrendo para idosos a partir de 60 anos, profissionais da saúde e trabalhadores de apoio de serviços de saúde, pessoas com deficiência cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) a partir de 18 anos, além das pessoas com Síndrome de Down e aquelas vivendo com HIV/Aids – ambos com 18 anos ou mais.
Nesta quinta-feira, 20/05, uma extensa fila de pessoas se formou a partir das 08h para receber a vacina no Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde.
Além dos profissionais que integram a equipe de vacinação e fiscalização da Covid-19, estavam presentes acompanhando a vacinação o prefeito Valdelirio Pretto da Silva, o Pretinho e o vice-prefeito e secretário de Saúde, Leonir Hartk, o Neco.
O enfermeiro Angelino Morcelli, responsável pelo Setor de Imunização enalteceu o trabalho que vem sendo realizado pela equipe de vacinação com total apoio da Administração Municipal de Miraguaí.
Comorbidades elencadas pelo Ministério da Saúde:
– Diabetes
– Pneumopatias crônicas graves (ex.: asma)
– Hipertensão arterial, de acordo com parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde, que incluem estágio da doença e uso contínuo de medicamentos
– Doenças cardiovasculares (ex.: insuficiência cardíaca, hipertensão pulmonar, síndromes coronarianas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas, dispositivos cardíacos implantados)
– Doença cerebrovascular (ex.: AVC)
– Doença renal crônica
– Imunossuprimidos (ex.: transplantados, pessoas com HIV, pacientes oncológicos em tratamento)
– Hemoglobinopatias graves
– Obesidade mórbida, com IMC acima de 40
– Cirrose hepática
Rádio Planeta FM – 102.7