Miraguaí segue vacinação para pessoas com comorbidade

Pessoas com comorbidades de 40 a 49 anos estão recebendo a primeira dose contra a covid-19 em Miraguaí. A vacina é a AstraZeneca/Oxford, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz.

Além do grupo das comorbidades, a aplicação da primeira dose segue ocorrendo para idosos a partir de 60 anos, profissionais da saúde e trabalhadores de apoio de serviços de saúde, pessoas com deficiência cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) a partir de 18 anos, além das pessoas com Síndrome de Down e aquelas vivendo com HIV/Aids – ambos com 18 anos ou mais.

Nesta quinta-feira, 20/05, uma extensa fila de pessoas se formou a partir das 08h para receber a vacina no Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde.

Além dos profissionais que integram a equipe de vacinação e fiscalização da Covid-19, estavam presentes acompanhando a vacinação o prefeito Valdelirio Pretto da Silva, o Pretinho e o vice-prefeito e secretário de Saúde, Leonir Hartk, o Neco.

O enfermeiro Angelino Morcelli, responsável pelo Setor de Imunização enalteceu o trabalho que vem sendo realizado pela equipe de vacinação com total apoio da Administração Municipal de Miraguaí.

Comorbidades elencadas pelo Ministério da Saúde:

– Diabetes

– Pneumopatias crônicas graves (ex.: asma)

– Hipertensão arterial, de acordo com parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde, que incluem estágio da doença e uso contínuo de medicamentos

– Doenças cardiovasculares (ex.: insuficiência cardíaca, hipertensão pulmonar, síndromes coronarianas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas, dispositivos cardíacos implantados)

– Doença cerebrovascular (ex.: AVC)

– Doença renal crônica

– Imunossuprimidos (ex.: transplantados, pessoas com HIV, pacientes oncológicos em tratamento)

– Hemoglobinopatias graves

– Obesidade mórbida, com IMC acima de 40