Assistência Social - Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

PROGRAMA MULHER RURAL

PROGRAMA MULHER RURAL

Nos dias 23, 24 e 25 de abril, ocorreu em Ijuí, no Salão de Atos da Universidade Regional - UNIJUI, a 17ª Reunião Técnica Estadual sobre Plantas Bioativas, onde tivemos o trabalho do PROGRAMA MULHER RURAL, apresentado por Débora Gemelli Wieczorek, psicóloga do CRAS e por Juliano Pörsch, extensionista rural da Emater/RS-Ascar.
O Programa Mulher Rural é desenvolvido por uma ação do Centro de Referência de Assistência Social e pela EMATER desde ano de 2017.
Em outubro e novembro de 2022 a equipe técnica do programa realizou encontros em seis comunidades do interior, sendo abordado o tema sobre Prevenção ao câncer de mama e câncer do colo uterino e também o tema Plantas Medicinais do Mato e da Capoeira. Nos grupos foi trabalhado a valorização e conhecimento que as mulheres tinham das plantas medicinais, e como as mesmas eram utilizadas por elas e seus familiares.
Para a realização desse trabalho contamos com parceria das Agentes Comunitárias de Saúde, referência entre a população e os técnicos. Agradecemos a cada participante que contribuiu para o desenvolvimento das atividades, cada planta trazida e compartilhada. Com este trabalho realizado com as plantas medicinais esperamos melhorar a qualidade de vida das famílias rurais e contribuir para a preservação destas importantes espécies.