Semana Farroupilha resgata tradições

Miraguaí trabalha a valorização da cultura gaúcha durante a Semana Farroupilha, ocorrida de 17 a 20 de setembro no Centro de Tradição Gaúcha, CTG, Rodeio da Amizade. Foram realizadas atividades de resgate da história e da cultura.

Veja álbum de fotos aqui

A cerimônia de abertura foi marcada por lágrimas durante a homenagem póstuma a Fátima Marli Fink, ex-prefeita e ex-patroa do CTG Rodeio da Amizade. O histórico feito pela filha, Ana Fink, foi lido com a voz embargada. Mas a emoção transbordou aos ouvintes quando Ricardo Fink, patrão da Campeira e sobrinho da ex-prefeita, falou das suas memórias de infância com sua tia.

“Essa foi a maior Semana Farroupilha desde 1988”, declarou César Luis Facioni, patrão do CTG Rodeio da Amizade. “Não foi só comilança. Tivemos várias atividades de valorização da cultura_MG_1040 gaúcha”, conta o patrão.

Todos os dias foram realizados eventos de resgate da cultura gaudéria como oficina de chimarrão, nó de lenço, de vestimenta e de resgate da marcela. Os seis grupos de invernadas do município se apresentaram em vários momentos da semana festiva. A coordenadora da 20ª região, Luciana Rolim, palestrou para os alunos do município sobre a história gaúcha e a formação do CTG.

A campanha “Plante uma marcela” foi promovida durante toda a semana. O objetivo foi resgatar o cultivo da planta símbolo do Rio Grande do Sul. Apesar da erva medicinal poder ser encontrada à beira da estrada no município, ela está em risco de desaparecer em outras localidades. Os organizadores entregaram 800 mudas de marcela como incentivo ao cultivo da planta para evitar sua extinção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *