SMEC desenvolve projeto cultura em Miraguaí

O Projeto “A Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, será desenvolvido de 07 de setembro a 20 de novembro deste ano, envolvendo todas as Escolas da Rede Municipal do município de Miraguaí/RS, objetivando promover ações educativas que enfatizem de forma mais abrangente as atividades pedagógicas interdisciplinar sobre a Cultura Afro-Brasileira e Indígena, proporcionando a interação desses conhecimentos entre as escolas e a comunidade nos quatro sábados letivos, de acordo com o Calendário Escolar.

Conforme o projeto, essas atividades serão planejadas, desenvolvidas e registradas, incluindo as apresentações artísticas por Modalidade de Ensino de forma presencial, promovendo a construção dos conhecimentos através da interação, expressão e socialização das aprendizagens entre os alunos e a comunidade, abordando valores culturais referentes à nossa realidade social.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SMEC de Miraguaí, o projeto foi desenvolvido, justificando a importância de promover entre as Escolas da Rede Municipal, práticas, reflexões e construção de aprendizagens voltadas para os princípios da igualdade e do respeito às diferenças, mediante a importância de proporcionar aos alunos aprendizagem referente à Cultura Afro-Brasileira e Indígena.

O desenvolvimento do projeto considera a Lei nº 10.639/2003 a qual alterou a Lei 9.394\96, e estabeleceu que as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nos artigos: 26-A e 79-B, incluísse no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira. Portanto, segundo a SMEC de Miraguaí, o Projeto aborda uma proposta pedagógica interdisciplinar, que contempla todas as Modalidades de Ensino, aprimorando o que já está sendo trabalhado nas atividades pedagógicas escolares, referentes ao tema do projeto.

Conforme a SMEC o objetivo geral é de proporcionar atividades escolares sobre a Cultura Afro-Brasileira e Indígena, com interações das aprendizagens nos sábados letivos de forma presencial, a fim de vincular as escolas e a comunidade nas ações educativas realizadas, promovendo o desenvolver artístico, o reconhecimento, a valorização, o respeito e o inclusão dos alunos com a cultura, na construção de conhecimentos voltada para a formação de cidadãos humanos e atuantes na sociedade.

Modalidades de Ensino, responsáveis pelas apresentações, envolvendo todas as Escolas da Rede Municipal:

Dia 07/09 – Modalidades Ensino Fundamental I e II – apresentações e exposições na escola Lenira de Moura Lutz.

Dia 23/10 – Modalidade Educação Infantil.  Apresentações e exposições na EMEI Lenirinha.

Dia 23/10 – Escolas de Campo – Exposições e apresentações na Escola São Paulo de Linha São Paulo.

Dia 20/11 – Modalidade Educação Infantil – EMEI Vó Vanda.  Apresentações e Exposições na Praça Adão Preto.

Rádio Planeta FM – 102.7