Atividades do Outubro Rosa

Nos dias 25 e 27 de outubro serão realizados dois eventos voltados à saúde da mulher promovidos pela Secretaria Municipal de Saúde em decorrência da campanha Outubro Rosa.

Dia 25 vai acontecer o Chá das Poderosas com palestra ministrada pela ginecologista obstetra Natália Radaelli. Parte da programação está a cargo de pacientes que tiveram câncer de mama e vão contar suas experiências de superação. As mulheres presentes ainda vão receber alguns agrados. O evento será no Salão Paroquial às 19 horas, é aberta a todas que quiserem participar e terá transporte disponível.

O exame preventivo de câncer do colo do útero é realizado todas as terças-feiras na Unidade Básica de Saúde por agendamento no próprio posto ou pelo agente de saúde e deve ser feito uma vez por ano. Contudo, neste mês especial a saúde estará fazendo um mutirão para realizar a coleta do exame preventivo Papanicolau nas mulheres. O plantão vai ser dia 27 das 13:30 às 17h.

A enfermeira Bianca Fink Loureiro, responsável pela Saúde da Mulher da Unidade Básica de Sáude de Miraguaí, deu algumas recomendações para as pacientes que forem fazer o preventivo. “Não estar menstruada. Abstinência sexual de 48 horas antes da coleta. Nas 48 horas que antecedem o exame não usar cremes, óvulos ou jatos fortes de água direcionados às partes íntimas”.

O aconselhado é que mulheres que estão em atividade sexual devem fazer o exame preventivo uma vez por ano. “A idade ideal recomendada seria de 25 a 64 anos. Mas a porta é aberta para todas”, informou Bianca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *