CONVERSA SOBRE EDUCAÇÃO FISCAL E NOTA FISCAL GAÚCHA EM MIRAGUAÍ

O Grupo de Educação Fiscal Municipal, GEFIM, promoveu, nesta sexta-feira dia 12 de abril, na escola municipal Lenira de Moura Lutz, em Miraguaí, um momento de capacitação de Educação Fiscal e Nota Fiscal Gaúcha. O evento contou com a presença dos professores, coordenadores, diretores, da equipe de  coordenação pedagógica da Smec, secretária municipal de educação Simone Matter Britzius e da coordenadora pedagógica da escola estadual Fagundes varella.

Com o objetivo de ampliar a percepção da sociedade/professores/escola a respeito da importância da educação fiscal quanto aos seus diferentes aspectos, principalmente, em referencia ao imposto e ao controle social da destinação do que é arrecadado, o evento foi pensado para incentivar e auxiliar nos trabalhos desenvolvidos.  Precisamos através das escolas, com um trabalho de conscientização, sensibilização levar o cidadão ao exercício da Cidadania  Fiscal e de controle social, disse a coordenadora do Gefim.

A Palestra foi proferida pelo assessor Paulo Sanches, Disseminador de Educação Fiscal, com o tema Educação Fiscal e Nota Fiscal Gaúcha, este falou que o trabalho de cada servidor deveria ser encarado como um novo desafio, a cada dia, e não apenas como mais um trabalho a ser desempenhado, disse que podemos através da educação fiscal junto com o grande grupo construir a Miraguai que sonhamos para nós e nossos filhos. Também apresentou o Programa Nota Fiscal Gaúcha que premia cidadãos e entidades cadastradas, relatou os recursos recebidos pelas entidades miraguaienses, fez orientações e tirou dúvidas.

Após a professora Marcia Souza, falou que está representando a secretaria de educação junto ao grupo de educação fiscal municipal, e que esse ano ira fazer o acompanhamento dos trabalhos realizados nas escolas e colocou se a disposição para auxiliar nesses trabalhos. Disse também referindo se ao Programa Nota Fiscal Gaúcha que esta providenciando o cadastramento do CPM da escola, e pede que seja feito um trabalho continuo de conscientização sobre a importância de pedir a nota fiscal e de incluir o CPF na nota no momento da compra.