Prefeito Ivonir botton participa de reunião da Famurs nesta segunda-feira dia 12 de junho em Porto Alegre

O Prefeito Ivonir Botton participou, na segunda-feira (12), da reunião na Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) com as lideranças dos municípios afetados pelo mau tempo no Estado. O encontro contou com a presença dos ministros da Integração Nacional, Hélder Barbalho, e do Desenvolvimento Social, Osmar Terra.

 

Na ocasião foi solicitado o repasse de R$ 339 milhões da União para auxílio emergencial às cidades atingidas pela chuva; a prioridade no pagamento das emendas parlamentares aos municípios em situação de emergência; liberação de recursos para construção de casas populares, minha Casa Minha Vida e cartão reforma; a liberação de recursos do FGTS e Bolsa Família para famílias atingidas; e a abertura de uma linha de crédito a juros de 4% ao ano.

 

Além disso, foi solicitada a liberação de recursos financeiros do Incra aos municípios com assentamentos rurais para recuperação da infraestrutura pública de acesso aos assentamentos; a prorrogação de financiamentos de custeio e investimentos de produtores rurais e empresas; a liberação de recursos de forma emergencial para recuperação de rodovias federais; e a viabilização do Fundo Nacional de Catástrofe com repasse diretamente de recursos fundo a fundo no valor de R$ 100 mil para governos municipais.

 

De acordo com o balanço divulgado na segunda-feira (12) pela Defesa Civil do Estado, a chuva intensa deixou quase 12 mil pessoas desabrigadas e desalojadas e 115 municípios em situação de emergência. O balanço aponta ainda mais de 2,3 mil desabrigados e 9,5 mil desalojados devido a temporais e cheias de rios.

 

Os ministros informaram que a União vai facilitar a liberação do pagamento do Bolsa Família para as famílias que vivem nos municípios que tiverem a situação de emergência homologada. No entanto, não garantiram a destinação de recursos para o Estado. Ressaltamos que o município de Miraguaí teve seu pedido homologado pelo Estado  e Reconhecido pela Defesa civil Nacional.    Também estiveram na reunião o presidente da Famurs, Luciano Pinto, os senadores Lasier Martins e Ana Amélia o vice-governador José Paulo Cairoli o coordenador em exercício da bancada gaúcha, Carlos Gomes, deputados Federais e estaduais, prefeitos, vice-prefeitos e secretários, entre  outras lideranças.

118113 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *