Setor de Combate a Endemias recolhe dois caminhões de lixo eletrônico

O Setor de Combate a Endemias realizou coleta de lixo eletrônico e pneus em Miraguaí na terça-feira, 27. A ação faz parte da mobilização nacional de combate à dengue chamada de Campanha 3 em 1 – fora Aedes Aegypti. O resultado do recolhimento foi de dois caminhões caçamba de lixo eletrônico, um de pneus e uma grande quantidade de ferro velho.

Veja o álbum de fotos AQUI

Patrícia de Moura, Agente de Endemias do Município explica o motivo dessa coleta especial. “Alguns lixos não podem ser recolhidos pela empresa que faz a colo, pois necessitam de um processamento específico para serem eliminados ou reciclados. Esses são chamados de materiais inservíveis de difícil descarte”, disse.

“Através desse contrato será possível realizarmos mais campanhas de recolhimento durante o ano, evitando que esses materiais inservíveis, fiquem nos pátios das residências, ou sendo depositado em terrenos baldios, acumulando água e podendo se tornar criadouro do mosquito transmissor de doenças como a dengue, zika zírus e chikungunya”, explicou Sandra, Agente de Endemias do Município.

As agentes também destacaram que, com a proximidade do verão, a proliferação de mosquito aumenta. “O verão é a estação do ano mais favorável à proliferação do aedes aegypti, devido à elevação das temperaturas e também a maior ocorrência de chuvas. Por isso, é necessário redobrar os cuidados e as medidas de combate ao mosquito, evitando deixar recipientes que possam acumular água da chuva e se tornar criadouro”, alertou Patrícia.

Para facilitar a frequência de recolhimento dos lixos chamados inservíveis, o Setor de Combate a Endemias de Miraguaí fez parcerias com a empresa Ecotires Soluções Ambientais Ltda, recicladora de pneus, e a Natusomos, empresa especializada em reciclagem de eletrônicos. O Setor também agradece pela colaboração dos munícipes e pelo apoio das secretarias municipais de Obras, Serviços Urbanos e Agricultura.