Emater - Sexta-feira, 23 de Novembro de 2018

Voluntariado torna possível reforma da praça

Desde o dia primeiro de outubro, a praça Germano Eisi Pit tem passado por reformas. A maior parte da mão de obra foi executada por voluntários de várias entidades, inclusive do próprio serviço público. Na próxima segunda-feira, 26, na abertura da programação de Natal do município, os trabalhos estarão concluídos e a praça vai ter uma nova roupagem.

Pensado e executado pelos agrônomos Enéias Lenhardt e Patrícia Cassol, o projeto de revitalização da praça tem ganhado cores através das flores, palmeiras e arbustos plantados nos canteiros. “A nossa cidade é caminho de uma rodovia. Muitas pessoas passam por aqui. Temos que ter um cartão postal, além de um espaço agradável e aconchegante para a família curtir momentos de lazer”, contou Patrícia Cassol, chefe do escritório da Emater/Ascar.

Esse é um sonho antigo da agrônoma. “Fazia uns três anos que queríamos fazer isso”, confessa

Patrícia. Ela conta que os valores orçados para o projeto paisagístico eram muito altos, por isso ainda não tinha sido realizado. “Então, nós fizemos um orçamento muito menor que o anterior”, informou.

Custos que foram reduzidos também da mão de obra já que os próprios servidores públicos e voluntários da comunidade ajudaram na pintura e plantação das flores, por exemplo. Sueli Knecht, técnica de enfermagem que trabalha no laboratório em frente a praça, observou todo o processo.

“Vi um pessoal muito empenhado. Funcionários da prefeitura, assistente social, monitores, pessoal do escritório, pintores, garis, todos trabalhando. Achei uma demonstração de união e comprometimento. Ah, estava esquecendo. O vice-prefeito e sua esposa estavam todos os dias ajudando. Vi até o prefeito dando uma mãozinha”, conta Sueli.

Os trabalhos coordenados pela secretária da Administração, Bibiana Venzo, e pelo vice-prefeito, Carlos Venzo, foram executados por muitos e tem o reconhecimento da gestão municipal. “Não queremos créditos, o importante é que o que sonhávamos aconteceu. E isso só foi possível por que tivemos uma equipe de apoio grande”, disse Patrícia.

Para Eliandro Niderstrasser, pastor da igreja Adventista, a atitude dos servidores públicos que

trabalharam, inclusive em feriado, para acelerar as obras, causou admiração. “Eles encarnaram o espírito de serviço público que é o trabalho em favor da comunidade. Diante de um problema, acharam a solução. Eles serviram de fato. Isso mostra a paixão que eles têm pela cidade. É inspirador”, declarou.

Sueli concorda. “Isso mostra que podemos ser um povo educado e comprometido. Podemos fazer acontecer. Está ficando tudo muito lindo. Estão de parabéns”, concluiu.

OBS: A reportagem informa que a foto da praça totalmente revitalizada será publicada depois da abertura do programa de Natal do município, Dezembro Feliz, na segunda, 26.