Emater - Quinta-feira, 25 de Outubro de 2018

Alunos ficam em 2º lugar em gincana cultural regional

Alunos do ensino fundamental de Miraguaí ficaram em segundo lugar na Gincana Cultural do projeto Caravana da Sustentabilidade da qual 31 municípios da região participaram. A premiação aconteceu no último dia 19 em Frederico Westphalen.

Veja as fotos aqui

A escola de ensino fundamental Lenira de Moura Lütz desenvolveu o projeto “Meio Ambiente: reaproveitamento e reciclagem do lixo” de março a outubro deste ano com todas as turmas da instituição. Com este projeto os alunos concorreram à Gincana Cultural da Caravana da

Sustentabilidade promovida pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Uri, campos Frederico Westphalen.

Dentre os cerca de 220 estudantes de seis a 16 anos, um grupo de 20 alunos foi escolhido, inclusive vários de nove e dez anos, para apresentar o projeto na Uri. As outras equipes eram formadas de adultos e adolescentes. “Escolhemos os alunos com mais desenvoltura para falar, independentemente da idade”, contou Eliane Guterres, diretora da Escola Lenira de Moura Lütz.

“Eles mesmos apresentaram o mascote, a paródia, o grito de guerra e a foto símbolo do nosso projeto”, declarou a professora Cleuni de Almeida. A escola ganhou uma brinquedoteca como prêmio pelo segundo lugar na gincana. O projeto foi realizado pela escola em parceria com a administração municipal de Miraguaí e a Emater/Ascar.

As atividades durante o ano com o objetivo de conscientizar os alunos sobre a coleta seletiva do lixo chegou até as famílias. “A partir do conhecimento que ele trouxe da escola passamos a separar o lixo em casa. O que era reciclável, o que não era”, confessou Miranda Almeida, pai do aluno Victor Gustavo Almeida de 9 anos e Larissa Almeida de 7 anos.

Uma das atividades realizadas foi a plantação de uma horta na escola. “Nós usamos pneus reciclados e adubo orgânico. Plantamos rabanete, alface, cenoura, beterraba e couve”, informou Laura Stumm, 10 anos. Os produtos da horta são utilizados na merenda da escola.

O projeto foi coordenado pela equipe diretiva, sendo acompanhado mais de perto pelos vices

diretores de cada turno, professor Amilton Cézar Barbosa dias e Mariluce Selle Linn, juntamente com a coordenadora geral da escola, Marinês Grando Morello.  No encerramento do projeto, dia 24, no Salão Multiuso de Miraguaí, os alunos apresentaram os trabalhos desenvolvidos. Na ocasião esteve presente o palestrante Maciel Welter professor da Instituição de Ensino Superior UCEEF de Itapiranga/SC, pós graduado em Engenharia Sanitária e Ambiental para falar aos alunos sobre o descarte correto dos resíduos sólidos.