.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Horário de Atendimento ao público:  08:00 as 11:30 e 13:30 as 17:30

Emater - Quinta-feira, 25 de Outubro de 2018

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Projeto sobre reciclagem da escola Lenira se encerra com presença de engenheiro ambiental

Projeto sobre reciclagem da escola Lenira se encerra com presença de engenheiro ambiental


Projeto sobre reciclagem da escola Lenira se encerra com presença de engenheiro ambiental

Nesta quarta-feira, 24, os alunos da Escola Lenira de Moura Lütz do turno matutino assistiram palestra sobre o descarte correto do lixo, ministrada por um engenheiro ambiental no Salão Multiuso. O evento encerrou o projeto “Meio Ambiente: reaproveitamento e reciclagem do lixo” desenvolvido no decorrer do ano.

Veja as fotos aqui

O palestrante Maciel Welter, professor da Instituição de Ensino Superior UCEEF de Itapiranga/SC, pós graduado em Engenharia Sanitária e Ambiental falou sobre alguns aspectos do porquê ter cuidado ao descartar o lixo de casa.

O primeiro ponto levantado foi o efeito que o chorume causa. Chorume é o líquido escuro com odor forte que o lixo produz no processo de apodrecimento. Esse líquido é tóxico e contamina a superfície terrestre, as águas subterrâneas, os rios, e até mata os peixes. “Tudo isso acontece por causa do líquido do lixo descartado da forma errada”, alertou Welter.

Outro fator explicado pelo palestrante foi a consequência dos lixos jogados na rua. “Além de afetar a beleza da paisagem ainda causa entupimento nos bueiros das sarjetas causando alagamentos. Também contribui para a proliferação de insetos que afetam a saúde”, explicou.

Ele informou que os vários efeitos negativos do lixo podem ser evitados começando com a seleção do lixo em casa. “Uma lata deve ficar na cozinha para jogar o lixo orgânico. Outra deve ficar em um canto para juntar os produtos secos, recicláveis. Se você fizer essas duas separações, já vai ajudar bastante”, informou o palestrante.

Maciel ainda destacou que 50% dos municípios no Brasil não fazem o descarte adequado do lixo urbano. A lei federal de Política Nacional de Resíduos Sólidos que obriga as cidades a acabarem com os lixões venceu em 2011, contudo o governo prorrogou o prazo e, agora, as administrações municipais têm até 2021 para se adequarem às normas.

O município de Miraguaí iniciou a coleta seletiva em junho deste ano. “O problema é que a maioria dos moradores ainda não faz a separação correta do lixo em casa. Essa é uma responsabilidade individual e compartilhada”, declarou Rejane Tossin, secretária municipal da Secretaria da Educação e Cultura.

158 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Miraguaí - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.